sábado, 1 de janeiro de 2011

Crises e Criações

"Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter." (Scott Adams)


O discurso predominante sobre o ano 2011 assenta na palavra "Crise". Vários são os adjectivos que surgem nas bocas da vox populi, todos pertencentes, diria, ao campo semântico de "Dificuldade"...In viva voce, ouve-se, lê-se e escreve-se que "vai ser um ano muito difícil", "2011 será terrível", "Agora é que vamos entrar na verdadeira crise", etc... Não duvido. Mas sugiro: Que tal tirarmos o "S" à palavra "CRISE" e transformá-la em CRIE??!!!

Sermos mais criativos em 2011 pode ser uma boa forma de viver as suas 8760 horas!!! Como Albert Camus referiu: "Criar é dar forma ao próprio destino."

Que sejamos, então, pelo menos, patrões do nosso destino em 2011 e não (des)empregados!!!! 


 E, já agora, "a própria criatividade consiste apenas em perceber o que já lá está" (Fitz-Gibbon)... Mas olhá-lo com outro olhar!!!!

Sabiam que os sapatos esquerdo e direito só foram inventados há pouco mais de um século? :)

Que 2011 seja, assim, um ano de menos "crises" e mais "criações"!!!




2 comentários:

  1. Gostava muito de comentar com uma nova criação que por ex. não fosse a escrita (ou a palavra) mas sim com uma atitude... positiva, não moralizadora, mas sim produtiva. Que iniciássemos o ano com realidades criativas na maneira de vermos os nossos problemas, sem estarmos sempre a lamentar as horas que passa-mos, a dar atenção a situações que muitas delas não são as nossas favoritas mas as nossas vidas estão cheios delas. É como se fosse o preço das nossas satisfações, realizações, como queiram chamar!... O simples facto de haver altos e baixos, mais e menos agradáveis. Só damos conta disto quando pensamos nesta realidade que é comparar tudo entre os bons momentos e os menos bons, mas é tudo isto que é o fado da nossa vida. Vamos arrumar as ideias e apreciar os momentos que menos gostamos como fosse a necessidade para lutarmos pelos outros, aqueles que nós gostamos e procuramos. Nuno Simões

    ResponderEliminar
  2. Mestre Mónica!

    Adorei o seu texto.É simplesmente maravilhoso.
    Gostaria muito de partilhar algumas palavras com a Mestre.

    Maria Otília Nogueira- Mestrado NEE
    mmarques16@hotmail.com

    ResponderEliminar