sábado, 29 de janeiro de 2011

Terra redonda...estradas direitas!!!!

-Oh mãe…Eu sei que a Terra é redonda…mas as estradas são direitas! Como é possível????

A pergunta foi do Tigas…A perplexidade foi minha!!!!
Como é que esta amostra de gente, este pirralhito de 4 anos, de pijama do Bob – O Constructor de 1,10m vestido, à beira do sono, de olhitos quase a fechar após ouvir a quarta história da noite, me vem com esta pergunta digna de um Cristóvão Colombo, de um Magalhães ou de um Vasco da Gama????
Na verdade, tínhamos exactamente estado a falar de…exploradores!!! Mas de exploradores completamente diferentes, não destes que se lançam aos monstrengos, que passam para lá do Bojador e para além da dor (como na sempre maravilhosa e deslumbrante Mensagem de Pessoa).
Na sequência de uma história sobre uns meninos que tinham ido fazer um piquenique, acabámos por combinar que, no dia seguinte, e na condição de fazer bom tempo, isto é, pouco vento, menos pingos e menos frio, iríamos fazer um piquenique à Arrábida.
A saída, sempre tão comum noutras estações, já vinha a ser adiada essencialmente devido a uns quantos senhores virús e donas bactérias que ousaram meter-se no caminho (e, mais propriamente, nos órgãos de função linfopoiética, tipicamente em forma de amêndoa, situados à entrada da garganta comummente designados por amígdalas embora ache mais engraçado designá-los eruditamente por tonsillas) dos…pequenotes.
De qualquer forma, sacrificadas que estavam, nos últimos dias, as duas miniaturas de gente (vulgo Tigas e Bibas!!!) à forçada retirada do ar-livre, circunscritas  à clausura do condomínio ou, até, nos dias de febre  altíssima, às quatro paredes do quarto, era mais do que justo uma saída comme il faut!!!!
O piquenique visualizava-se uma sugestão perfeita, principalmente porque é sempre acompanhado de uma palavra que este trio adora: Aventura!!!
Pusemo-nos logo a imaginar… Se chover, procuramos uma gruta para nos abrigarmos!!!! (E pensam logo os caríssimos “leitores”: não seria mais fácil um chapéu-de-chuva??? Seria…mas não é a mesma coisa!!!!:)
E se vier um trovão?- pergunta o Tigas.
-Oh, mãe, eu tenho muito medo de ver um dragão!!! – diz a Bibas.
-Não é Dragão, Bia, é trovão! – ri-se e esclarece o Tiago.
-Oh mãe, como é que surgem os trovões? – pergunta o Tiago.
Penso na questão. Pondero uma resposta animista a fim de a mesma ser convenientemente percebida pelos meus dois ouvintes que provavelmente ainda se encontram no estádio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo.
Penso em responder:
“Filhos, os trovões aparecem quando duas nuvens, que estão muito cinzentas por terem tanta água dentro, dão um beijinho ou vão uma contra a outra, zangadas!”
Depois, questiono o que ponderei: “Dão um beijinho ou vão uma contra a outra, zangadas?” Mas o que é que eu lhes estou a ensinar em termos de conhecimento das relações amorosas e/ou interpessoais? Que dar um beijo ou zangar-se produz o mesmo efeito? Um choque, um raio?! Bem, na verdade, é…verdade!!! Ou pode ser verdade!!!! Raios (literalmente!!!), isto de educar é mesmo difícil.
E volto a re-ponderar: já sei que se lhes respondo isto, eles vão logo perguntar: Então como é que as nuvens dão beijinhos se não são pessoas (Tiago) e se não têm boca (Bia)?
Ou, então, perguntam: mas por que é que elas se zangam uma com a outra? Por que é que elas estão cheias de água? Como é que elas bebem tanta água? (Bia) – ( já agora, um parênteses: a Bia tem uma teoria muito gira para o facto de chover. Segundo ela, chove porque as nuvens, às vezes, quando está muito calor, ficam com muita sede e depois bebem muita, muita água. E depois ficam com a barriga tão cheia, tão cheia que têm de deitar a água fora e então chove!!! – atenção, não vamos pensar que as nuvens têm sistema digestivo e/ou excretor para não perdermos a beleza da teoria!!!!! Afinal, a minha meteorologista ou geofísica só tem 3 aninhos!!!).
Continuando…
Pondero então outra resposta. E arrisco a (medianamente) científica:
- Filhos, quando estão a brincar com os Beyblades lembram-se do que é que acontece quando eles chocam um com o outro?
- Sim… - respondem ambos, em uníssono.
- O que é que acontece?
- Fazem barulho…E podem fazer faísca! – responde o Tiago, entusiasmado com tal ideia pirómana!
- É isso mesmo!!! Com as nuvens acontece quase a mesma coisa…As nuvens às vezes chocam umas com as outras, como fazem os Beyblades. E quando chocam, se estiverem muito carregadas de água a ponto de ficarem cinzentas, fazem um grande barulho… Nós ouvimos muito barulho, assim… a trovejar…(imito o barulho mas não arrisco a escrever a onomatopeia!!! Aceito sugestões!!!!). E depois surge uma faísca, um raio muito grande!!! O trovão é isso!!!!
E suspiro de alívio quando, expectante pela reacção, o petiz diz:
-Ahhhhhhhhhhhhhh, então é isso!!!! Quando as nuvens chocam cheias de chuva fazem os trovões, é, mãe???
Aceno que sim com a cabeça …a trovejar!!!!

Continuando… Voltando ao piquenique…
O nome do grupo destes piqueniqueiros é: Exploradores!!!!!
Então a Bia pergunta:
- Oh mãe, mas eu sou à mesma Bia Simões?
- Sim Bia…És a Bia, a Exploradora.
- Como a Dora, a Exploradora? – compara a pequenina que, por acaso, é mesmo parecida, tanto nas características físicas como psíquicas, com ela!!!!
-Exactamente, filhota!!!!
-E posso levar a minha mochila e um mapa?
-Claro!!!
E assim vamos planeando a saída do dia seguinte, na esperança que não haja raios nem coriscos que nos impeçam de ir piquenicar… E, se houver, havemos de arranjar um carro-gruta para nos abrigar!!!!

Escusado será dizer que, ainda a 1\4 do plano e já a Bia não me ligava nenhuma, à conversa que estava com o João Pestana, a caminho do vale dos Sonhos.
O Tigas, esse, não lhe dá conversa!!! (Ao João Pestana, entenda-se!). Na verdade, e por características de personalidade, o Tigas só dá conversa a quem conhece muuuiiito bem (e desde que nasceu, ou melhor, ainda era um feto – uma vez que estava quase sempre a dar ares da sua graça de futebolista, andebolista, tenista, ciclista, etc.)e nunca foi muito à bola com o João Pestana visto que detesta dormir.
 O seu lamento todas as noites é: Mas por que é que a noite demora tanto!!!!! Eu não quero saber da Lua, nem das estrelas, nem de nada disso…Eu quero é que seja de dia para estar sempre a brincar!!!).

Fui, então, fazendo o plano da “aventura” com o "Tiago – o Explorador", que estava muito curioso em relação aos caminhos por onde iríamos, o que é que podíamos encontrar, etc, etc. Até que os olhitos do explorador, de binóculos já postos na imaginação, começam a fechar-se paulatinamente…

E eu suspiro mais uma vez e penso…"Já está, finalmente!!! Finalmente vou ter algum tempo para mim, para ler um bocadinho, para escrever um bocadinho, para passar pelo face só para matar saudades dos amigos que, a não ser na realidade virtual, não tenho tempo de ver." Olho para o relógio e, mesmo antes de me escandalizar com o avançado da hora (24.35h), pergunta-me o Tigas-Colombo com a pestana muito aberta:

- “Oh mãe, eu sei que a Terra é redonda…Mas as “estadas” são “dieitas”…Como é possível??”
Eu, com mais vontade de lhe perguntar como é que era possível ele ainda não estar a dormir do que de lhe responder ao paradoxo, lá suspirei pela terceira vez e concentrei-me numa resposta aceitável para o petiz:
“Oh filho…Essa é mesmo uma boa pergunta…Mas tu já devias estar a dormir…O que é que achas de ires pensando na resposta enquanto dormes e amanhã tentamos os dois responder, pode ser?”
- Oh mãe, mas como é que eu penso enquanto estou a “dormi”???? (O Tigas ainda não diz os “erres” antecedidos de consoantes e vogais, tipo o Cebolinha da Turma da Mônica, com a diferença que não os sublstituí por “l”. “Esclalecido”)
“Raios” -  pensei eu – “ao tentar fugir do problema meti-me noutro!!!” Tu já sabes, Mónica. Não fujas, confronta!!! É mesmo caso para se dizer: Quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos!!!
Que berbicacho!!!
Vamos lá, Mónica, coragem mamã!!!!
Arrisco a ciência, mais uma vez… O puto que se desenrasque!!!! (E não é que ele é mesmo desenrascado!!!!)
-Tigas, tu quando dormes não deixas de pensar…Por isso é que sonhas, não é? Tu já contaste muitos sonhos que tiveste!!! Isso quer dizer que tu também pensas quando estás a dormir!!! Pensas é de uma maneira um bocadinho diferente daquela quando estás acordado!
- Oh mãe, mas os sonhos são ideias esquisitas. E eu não “quéo” “tê” ideias esquisitas. Eu “quêo”” pensá” bem, “tas” a entendê, mãe???? (este discurso, com tantos erros ortográficos, já parece um discurso à moda do facebook – na verdade, vê-se lá tanta, tanta gente com idade cronológica adulta mas com uma idade mental tão infantil… Direi mesmo da idade do Tiago!!! Ou da Bia!!!)
-Acho que sim (!!!!!!!!!!!!!!!).
- Oh mãe, diz-me lá “poque” é que as “estadas” são “dieitas” se o Mundo é redondo…
- É uma pergunta difícil de responder filhote – confessei eu – mas vamos pensar os dois… Imagina que... (vou buscar uma bola saltitona)…Faz de conta que esta bola é o Mundo… Não, espera…Esta não dá, é muito pequenina…
(Passam cerca de dois minutos e regresso com uma bola nº 4 de futebol…)

- Faz de conta que esta bola é a Terra… Estás a ver o Tarzan (era o bonequinho mais pequenino que encontrei – fui buscá-lo, tanto em sentido literal como figurado,  à selva!!!! – à Selva do Tarzan – os miúdos conhecem bem!!! E os publicitários também!!!). Se o Tarzan quiser ir daqui até aqui – percurso de cerca de 1cm – achas que ele vê a “estrada” direita ou inclinada/arredondada?
- Acho que vê direita.
-Pois, também acho. À medida que o Tarzan anda, vai sempre ver a estrada direita. É o que ele vê… Mas ela não é bem direita… Ele é que a vê assim... É como nós quando vamos por uma estrada em linha recta…Quer dizer, quando vamos por uma estrada que nos parece…direita!!! (já estava mesmo atrapalhada!!!)…
- Nós vemos assim mas se “calhá” não é assim de “vedade”?
- É isso, filho – respiro de alívio pelo “Tiago-112”me ter salvo da atrapalhação mas, contudo, não completamente segura da minha explicação – Amanhã a mãe mostra-te um livro e pensamos melhor, está bem?
- Sim, mãe…Mas… “Poque” é que o Tazan cai da bola quando anda e nós não caímos do Mundo “paa” o espaço?
- Boa pergunta… É por causa de uma força que se chama força da gravidade que é muito, muito forte e não nos deixa cair para o espaço…A mãe depois explica melhor, filho…Agora vamos dormir…
E o Tigas lá adormeceu… Por certo, já cansado das explicações a meio-gás da mãe-pestana!!!!
Mas, enfim, é o que se consegue dado o adiantado da hora e com a gravidade a empurrar-nos as pálpebras em direcção ao…centro da Terra!!!









Nota: Aceitam-se sugestões para explicações de Física para 4 anos de idade e geofísica para os 3 anos!!!! J (Buli, estás convocado!!!!)

1 comentário: