quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Continagem"...ou a arte de deslizar até 2011

“Continagem”…

O neologismo foi da Bia. A coragem, do Tiago…
Explico: nestes últimos dias do ano decidimos dedicar alguns finais de dia a… “continar”!!! O mesmo é dizer, em bom “Biaguês”, a patinar ao pé do Continente (pub!!!)!!!
Decerto que patinar no gelo perto de um hipermercado poderá não parecer, para muitos, a melhor forma de terminar o ano ou, sequer, uma boa forma de diversão!!!
Mas para este trio (tenho a honra de me juntar às duas magníficas criaturas supra-referidas!!!), é-o! E é-o porque todas as outras pistas de gelo ficarão, certamente, a impossíveis quilómetros de distância e é-o porque nos divertimos verdadeira e independentemente da paisagem que nos rodeia, dos olhares sequiosos de gozo perante as inevitáveis quedas dos inexperientes, das luzes quentes, do calor húmido a sair dos lábios, dos sacos de compras a pedir descanso…
Deslizar (ou "continar"!!!) até 2011 foi a melhor e mais divertida forma que encontrámos de nos despedirmos de 2010…

Isto porque patinar resume toda a vida deste último ano… Resume as quedas que se deram por se estar, ainda, a aprender os equilíbrios da vida; resume a coragem de nos termos levantado; resume o termos aprendido melhores e mais seguras formas de o fazer prevenindo recaídas sucessivas; resume a força de continuar em movimento; resume o prazer de continuar em movimento; resume a perda, o ganho, nem perda nem o ganho; resume o estar, simplesmente, a continuar a aprender  melhores formas de ”continar”, deslizar e patinar no gelo quente que é a vida.
Porque, na essência, essa vida, a nossa vida, é tão semelhante ao gelo de uma pista…
Também ela exige  que a alisemos quando já muito gasta está. também ela exige que acreditemos na sua solidez, que usemos o calçado certo para nela caminhar, que sejamos prudentes o suficiente para não nos magoarmos mas audazes quanto baste para nela ganharmos velocidade e sentirmos o enorme prazer de estarmos em movimento…Movimento que é, em suma, o enorme prazer de estarmos…vivos.

E assim, sem medo das quedas, bem apetrechados de capacetes, cotoveleiras e joelheiras, patins nos pés, entusiasmo no coração e coragem na alma, aqui vamos nós a “continar”…até 2011!!!!


2 comentários:

  1. Este ano 2011 vai ser um ano cheio de escorregadelas e os mais pequenos nem vão dar por isso.... A atenção dedicada à imaginação para em cada escorregadela, ampará-los o melhor possivel e os ensinamentos que em cada queda temos que nos levantar!!! Vão ser como sempre uma constante. O mundo é sem duvida uma bola em movimento que nós continuamos a tentar equilibrar, a nossa existência com maior ou menor esforço depende do nosso equilibrio...
    Estamos vivos e com força para darmos as mãos e seguir com ou sem patins os nossos destinos, obstinados, entusiasmados e com muita esperança.
    Isso significa a palavra familia, una e sempre equipada com as maiores protecções contra as adversidades o Amor. Nuno Simões

    ResponderEliminar