quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Encolher o tempo...

“O meu passatempo favorito é deixar passar o tempo, ter tempo, aproveitar o meu tempo, perder o tempo, viver a contratempo.”
Françoise Sagan

O seu olhar demorava-se-lhe nas mãos…Contava pelos dedos e voltava a contar como se criasse novas mãos perante a enormidade do número… De repente, aflora-lhe aos lábios a pergunta, num misto de angústia e desesperança:
-“Oh mãe, afinal quantas mãos faltam para eu fazer anos????”
A angústia compreendia-se… Afinal, desde Dezembro que o Tigas anda em contagem decrescente para o seu aniversário que, para desespero do pequenote, é só em Março…
-“Filhote, já só faltam três mãos cheias!!!! Está mesmo quase!!!!”
-Tanto mãe??? Ainda faltam esses dias todos??? Por que é que eu não posso fazer anos já amanhã? Ou hoje…Por que é que eu não posso fazer anos já hoje? Por que é que eu tenho sempre que esperar tanto…
- Tigas… Eu percebo que já esperaste muito mas nós não fazemos anos quando queremos…Fazemos uma vez por ano…Comemoramos no dia do nosso aniversário mais um ano que passou desde que nascemos…
- Mas por que é que eu não nasci mais cedo? Quem é que quis que eu só nascesse tão tarde, mãe?
(Adivinha-se a minha atrapalhação...)
-Bem…Não foi bem uma escolha, filhote…Tu foste crescendo, crescendo, crescendo na barriga da mãe e, em Março, já estavas tão grande que já te sentias apertado e…quiseste nascer!!!
-Bolas…por que é que eu não fiquei apertado logo no Natal!!!!!
- Oh Tigas, falta mesmo pouco para fazeres anos…Por que é que estás com tanta pressa?
- Porque tu disseste que só quando eu fizesse cinco anos é que já podia ir para a escola dos grandes e só nos meus anos é que os Beyblades (“bebeleites” como diz a Bia!!!) iam deixar de estar esgotados (ou “gostados” como também diz a princesa referida!!!!)!!!
- Pois…tens razão…mas não há nada a fazer…Tens mesmo que esperar mais quinze dias…Quinze dedos!!!
- Oh mãe, tu não podes encolher o tempo?
Encolher o tempo…Ora aí está uma boa sugestão para alguns casos e uma péssima sugestão para outros…Começo a divagar…
Às vezes, seria tão bom encolhermos o tempo que falta para a chegada daquele momento, daquele dia, daquele abraço, daquele sorriso, daquele olhar que quase nos faz pedir um mapa ou um gps por nos fazer sentir tão momentaneamente perdidos nele…
Seria tão bom encolhermos o tempo que falta para irmos buscar os pequeninos ao infantário, para os pegarmos ao colo (enquanto eles – e as nossas articulações - ainda nos deixam!) e fingirmos que os fazemos andar de avião…
Encolhermos o tempo para a chegada daquele avião… para a chegada da próxima viagem… para a chegada do Verão, das cerejas, da esplanadas, do corpo rendido ao toque da areia, dos olhos salpicados de sal e mar, dos passeios lânguidos sob o luar… Como seria bom encolher o tempo que falta para termos tempo, para perdermos tempo, para vivermos sem os olhos colados ao relógio e os ouvidos cronometrados com o despertador para acordar…
E, em antítese, quão bom seria esticar, dilatar, prolongar o tempo…Prolongar o tempo daquele mesmo abraço, daquele beijo no ombro, daquele sorriso…Dilatar o tempo de dar colo, dilatar o tempo das brincadeiras malucas, dos saltos na cama com collants na cabeça que os pequeninos adoram e quase choram de rir, das guitarradas, das músicas mesmo amalucadas!!!
Outros casos há em que encolher o tempo nos parece péssimo e dilatá-lo nos parece uma dádiva… Os meus alunos que o digam!!! Nos anos em que dou aulas ainda não houve nenhum aluno que me viesse pedir para fazer a frequência mais cedo… Muitos há, porém, que incansavelmente me pedem para as adiar… Também não me pedem menos tempo para fazer os exames…”Professora, pode ser só mais 5 minutos???”
E, por outro lado, também nunca me aconteceu um paciente pedir-me menos tempo de consulta…Pelo contrário…As questões mais importantes tendem a vir no fim…Enfim…Porventura sou mesmo eu que não sei gerir o tempo…Que não o encolho ou dilato quando devo…  Ou é o tempo que é mesmo assim…Relativo, como diria Einstein…
Quinze dias que faltam para um aniversário podem angustiar tanto uma criança como os quinze dias que faltam para uma primeira sessão de radioterapia numa adulta… De modos opostos!!!
E quinze dias podem ser tanto na vida de uns e tão pouco na vida de outros… Não me esqueço do meu querido sogro de 91 anos, após um internamento forçado também de quinze dias e de ter sobrevivido herculeamente a uma pneumonia, dizer-me: “Tens que me tirar daqui que aqui só estou a perder tempo!!!!”…
Esta é uma grande lição para aqueles que estão sempre a pensar que, só porque não têm isto ou aquilo que o vizinho tem, só porque não ganham assim ou assado, dão por perdida a sua vida… Há sempre tanto, ainda, a aprender… E todos os dias ganham um outro sentido se, em cada um deles, aprendermos algo de novo…Por muito simples que seja!!! (Ainda hoje fiquei maravilhada com o sorriso de encanto da Bia quando conseguiu, pela primeira vez, vestir-se totalmente sozinha!!! Totalmente!!! Camisola interior da Kitty, camisola da Kitty, saia anónima, cuecas da cinderella, collantes anónimos, “sapatos de mãe”(é como a Bia chama a todos os sapatos que não são ténis!!!) e ganchinho no cabelo…da Kitty!!!)!!!
Efectivamente, é uma grande verdade que não são os anos de vida que contam mas a vida que se dá aos anos, o sentido que vamos dando a cada dia, a cada hora, a cada minuto em que (ainda!) respiramos… e o saboreamos. Porque é exactamente desse minuto que podemos vir a sentir tanta, tanta falta…Durante um minuto podemos dizer a alguém o quanto dele ou dela gostamos, num minuto podemos fazer uma festa na testa dum sogro, dar um beijo no rosto de uma mãe, dum filho, dum sobrinho, dum amigo, de..alguém. Num minuto podemos escrever uma mensagem de força para quem se sente a ruir, num minuto podemos dar um sorriso, um abraço, a mão…Num minuto decide-se um jogo…Num minuto...Num segundo…Corta-se uma meta, conclui-se uma maratona, entrega-se um exame, ouve-se o primeiro choro dum filho a nascer...
Viver a vida um pouco mais devagar, sem a ânsia de estar sempre a partir ou a chegar mas sim aproveitando para saborear e admirar o caminho entre o ponto de partida, que conhecemos, e o ponto de chegada, que nunca iremos conhecer, é uma aprendizagem demorada…
Demora tempo a aprender a esperar…seja o que for… Um aniversário, por exemplo.  Mas, como referiu Kahlil Gibran “As tartarugas conhecem as estradas melhor que os coelhos”…
Porém, o meu pequeno Tigas, não está nada de acordo com o Gibran e, para ele, o aniversário devia vir não a passo de caracol, nem tartaruga nem mesmo a saltos de coelho mas somente a saltos de chita…Depressa, depressa, depressa…
Qual saborear o tempo, qual quê?!!! Ele quer é saborear o bolo de anos decorado com o Faísca Macqueen, apagar as cinco velas de uma assentada e deliciar-se com os amigos a jogar beyblade!!! O resto é…perda de tempo!!!

Claro que faltou responder ao essencial…Afinal que resposta é que eu dei ao Tigas sobre o meu poder de encolher o tempo…
Bem…com tanta divagação que fiz acabei por não dar nenhuma resposta. Na verdade,  encolhi os ombros e motivei uma forte contestação nitidamente desiludida do petiz:
-“Oh mãe, eu acho que vou desistir de fazer anos…. Não, já sei!!! E se eu trocar de anos com alguém!!!! Tu podes trocar os teu anos comigo?”
- O quê????!!! Trocar de anos?
-Sim…Assim eu fazia anos primeiro que tu e depois tu fazias quando eu faço!!!
- Mas isso não é possível Tigas… E, além disso, eu só faço em Novembro…falta-me muito mais para fazer anos do que a ti…
- Oh mãe…Então quem é que vai querer trocar de anos comigo?...

Encolhi os ombros e, rindo-me, respondi:
- Bem…Vou ver se sei de alguém que queira trocar de aniversário contigo!!!!

Aqui fica, então, o apelo “angustiado” de uma mãe:

- Alguém quer trocar de aniversário com o Tigas????

(Só se aceitam candidatos/as cujo aniversário seja anterior a 15 de Março!!!!Aceitam-se propostas e dá-se recompensa!!!!)

4 comentários:

  1. Só faço em Maio...no dia 30, mas posso já deixar este dia reservado para ele...assim já não precisa esperar mais 365... Beijos

    ResponderEliminar
  2. Querida Cláudia, que proposta tão generosa!!!!Vou sugerir!!!!:) Beijos

    ResponderEliminar
  3. Tigas, a mim falta-me um montão de mãos até ao meu aniversário!!! Até lá tenho de me contentar a gozar os aniversários alheios, como o teu daqui a 1 mão e 1 dedo!!

    Bia: falhanço crasso... esqueci a minha agenda de moradas em Singapura e não te pude enviar um postal do Japão com um selo....... da Kitty!! Vou ver como me posso redimir!

    ResponderEliminar
  4. Querido Buli, como sempre, um grande amigo!!! Nem falei à Bia da ideia do selo da Kitty senão ela fazia-me apanhar o avião para Singapura para irmos à tua procura para reclamar o selo!!!! Quanto ao Tigas, ele continua, literalmente, a querer seguir os teus passos!!! Run, Buli, Run because Tigas will follow you!!!:)

    ResponderEliminar