quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma mulher muito especial...



Ontem foi Dia da Mulher…Procurei, no meio de um carnaval de frases, alguma que pudesse contigo condizer...Nenhuma encontrei...Nenhuma...E nada escrevi...

Hoje, tive um dia difícil… Não vou aqui explanar as razões para não te cansar... Não queria, porém, deixar de te dizer algumas palavras muito simples, bordadas com todo o afecto e admiração que sinto por ti... Só lamento a inspiração ser tão pouca… tão mínima…atómica…neutrina…quântica… Pudesse eu ter as musas dum Rilke ou dum Camões ou dum Antunes e talvez assim fizesse justiça a este sentimento...Mas as minhas, se hoje estão por aqui, estarão porventura como eu: mais para lá do que para cá!

Por que razão paradoxal escrevo, então?

O motivo prende-se com uma necessidade urgente de te dizer GOSTO DE TI...A ti, que, para mim, és uma das mulheres mais especiais da Via Láctea e arredores!!!… E, como não te posso ligar pois não te quero perturbar o sono a esta hora absurda, tenho que te escrever…

Efectivamente, tu não mereces só um Dia da Mulher!!! Mereces toda uma vida, todo um ano, toda uma estação, todo um mês, todo um dia plenamente dedicado a ti… Mas não tenho esse poder…Não posso criar o “Ano Beatriz” (não, não é a minha filhota, embora ela também mereça!!!)…

Na verdade, nasceste num tempo em que não havia Dia(s) da Mulher e em que Mulher era sinónimo de Mulher a Dias (mas não paga!), totalmente submissa e reduzida a um marido, que nem direito a voto ou opinião a não ser a da toalha da mesa tinha...A própria vontade de estudar era precocemente rasgada a talho de foice por se entender que nem ler era preciso para saber lavar a roupa e fazer comer...

Mas tu sempre adoraste ler... E tiveste sempre uma força de vontade e uma inteligência indomáveis tanto que aos sessenta anos decidiste ir tirar a carta e passaste à primeira e hoje, com setentas e muitos, queres ir tirar o curso de inglês. Tu mesma me criaste sempre  rodeada de livros e revistas que eu adorava folhear ao teu colo...

Meu Deus, o quanto eu me deleitava a ler no teu doce colo a enciclopédia Verbo do Mundo Animal e admirar as tuas caretas a fingir que ficavas muito assustada quando eu te mostrava as cobras e os lagartos (tu és benfiquista ferrenha, portanto, percebe-se)!!!!

E o teu jeitinho a ensinar-me a ler???? E o jeitinho a ensinar-me o nome das plantas e o jeitinho  a ensinar-me a ser bem educada com os outros e o jeitinho a fazer almôndegas e o jeitinho a fazer carapaus com molho à espanhola e o jeitinho a fazer cozido e o jeitinho a fazer farófias e o jeitinho a fazer-me vestidos e o jeitinho a dar-me colo e o jeitinho a esconder surpresas e o jeitinho  a aconchegar-me e o jeitinho a consolar-me e o jeitinho a gostar de mim…Tão bem!!!! Tão Bom…(perdoem-me o polissíndeto mas...impunha-se!!!)

 Quanta bondade numa única pessoa!!! Quanta ternura, quanta inteligência, quanto bom-senso, quanta coragem, quanta força num único ser!!!!

E hoje, com quanto amor, jeito, mestria e sabedoria cuidas dos meus filhotes… Fazes-lhes os bifes panadinhos como eles gostam, fazes corridas de gatas, jogas “beyblades” com o Tigas, fazes uma saia de folhos para a Bia num abrir e fechar de olhos, vais com eles à frutaria, à mercearia, à padaria,à papelaria, dás-lhes pastéis de nata, pães-de-leite, chá das cinco, vestes-lhes mil e uma camisolas para não terem frio a ponto de os petizes andarem sempre mascarados de bonecas russas ou não fosses tu a melhor bisavó do Universo.

Tu és tanto…És tudo…E é tão injusto estar a escrever tão pouco e logo hoje sabendo que o cansaço me iria limitar a prosa e a criatividade…Mas há tarefas que não se devem adiar…E dizer Gosto de Ti AVÓ é uma delas…Sob pena de não irmos a tempo…

Avó Bia, é urgente eu dizer-te isto: Eu gosto taaaanto de ti!!!! Tanto!!!!! Tanto que tu nem imaginas!!!

Tu mereces este dia!!! Tu, verdadeiramente tu... Tu, que aprendeste poesia nos fados da Amália enquanto lavavas a roupa de quatro filhos à mão...Tu, que trabalhaste deste tão pequenina... Tu, que nos momentos mais difíceis, nas noites mais escuras, soubeste sempre pôr no céu do nosso olhar uma centelha de lua... Tu, que colocaste no círculo imperfeito do meu pescoço, um eterno colar de pétalas...Tu, que sempre que eu me senti presa ao chão, me deste mais uma pena de asa…
Tu… Tu…Tu…Tu, que me aturaste não sei como (!) depois de teres aturado os tios (!)...

Tu, que me deste o teu tempo e o teu lugar...Tu, que me deste a vida dos teus dias…E tudo o que isso valia…E tudo o que isso valeu e me vale até hoje… Deste-me todo o amor que me vale até sempre… Porque toda tu és dádiva…Porque toda tu és uma verdadeira Mulher…

Obrigada Avó!!!! Se eu pudesse, oferecia-te este dia!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário