segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sair...feliz!

"Não permita que alguém saia da sua presença sem estar melhor e mais feliz!!!"

Madre Teresa de Calcutá


Esta é, talvez, uma das frases mais bonitas, sábias e inspiradoras que um olhar pode ler ou um ouvido escutar... Foi dita por alguém cujas mãos, enrugadas ao limite, pegaram em milhares de outras mãos, pequenas, minúsculas, médias e grandes, brancas ou negras, ricas ou paupérrimas, para levantar um sorriso de um rosto desmaiado de fome, de um coração descompassado de sede,  de uma alma vazia de sonhos e esperança.

Esta mulher, pequena de porte, enrugada de face, encurvada pelos anos levados a levantar aqueles a quem a pobreza e a fome extrema empurraram para o chão, disse a frase que mais força e orientação me tem dado no exercício diário da minha profissão e mais alento me deu quando a minha alma esmoreceu...quando a minha filha adoeceu gravemente e quando o meu avô...morreu.

Em relação ao meu avô, não consegui que, nesse dia 8 de Dezembro de 2009, ele saísse mais feliz ou melhor... Não...Ele ficou permaneceu lá, acamado, internado, entubado, derrubado por um cancro irado que, horas depois, acabaria por o matar...Dia 9 de Dezembro. Vivi meses de revolta, tristeza, depressão, solidão, culpabilização...Por a minha presença não o poder fazer sentir-se melhor ou mais feliz...

Hoje percebo que fazer o outro feliz nem sempre é deixá-lo com um sorriso nos lábios quando dizemos adeus... às vezes, fazer o outro feliz é simplesmente estar ali, ter estado lá, a gostar tanto dele durante 32 anos, e deixar que, naquele dia, a vida dele fizesse o resto... E a vida fez... A vida dele partiu... E deixou-o mais feliz, melhor...porque deixou-o sem as dores pungentes, sem a respiração ofegante...tão ofegante...Acredito hoje que foi melhor assim... E agradeço à sua vida por ser tão sábia quanto a vida de Teresa de Calcutá... Ou seja, por não permitir que ele saísse da sua presença sem ficar melhor e mais feliz... Quero acreditar que é assim que ele está...Onde quer que esteja.

Quanto à fotografia em baixo, é do pé da Beatriz quando saiu do hospital depois de infindáveis semana e semanas internada nos cuidados intensivos!!! Saiu melhor e feliz!!!! E a andar...pelos seus próprios pés!!!!



5 comentários:

  1. E eu tenho a certeza que o fizeste o avô mais feliz que alguma vez houve e que estando ele onde estiver só quer que tu sejas também feliz.Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Ao ler-te não sei se ficas mais feliz, mas com toda a certeza que fico com um sorriso no rosto e convencido (como se fosse possível)que gostas muito do que fazes e muita gente fica muito feliz, depois de falar contigo... Muita da tua força é seres como tu és, não mudes porque era desperdiçar tanto talento. N.S.

    ResponderEliminar
  3. comentei isto com 2 páginas A4. Lamentavelmente o texto evaporou-se. Que pena. António.

    ResponderEliminar
  4. isto começa a resultar ( parece-me)... Vamos então..
    Dizia eu que comentei a tua reflexão com uma escrita abundante. Para aí 2 páginas A4. Perdeu-se, porque ainda azelho muito no manejo desta ferramenta. Foi uma pena, por eu estava com tempo e inspirado. Tu ias gostar, Mónica, porque, inspirado no teu texto, fui buscar uma situação, passada contigo, em são Miguel, que o meu irmão José Eduardo, arrancado à vida este Verão, adorou. Pode ser que a minha memória afectiva aainda rewcupoere o essencial. Fica para um dia destes. Um beijo. António.

    ResponderEliminar