terça-feira, 23 de novembro de 2010

(Cons)Ciência...

  "Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis"
René Descartes

Hoje, dia 24 de Novembro, é Dia Nacional da Cultura Científica... Chavões amplamente publicados e pronunciados são, por exemplo, que a Ciência não é para todos, que não é acessível ao público geral, que é apenas praticada por homenzinhos de cabelos grizalhos e bem despenteados, mulherzinhas com óculos fundo de garrafa e cabelos tão oleosos que, espremidos, dava para cozinhar em Wok,  e QIs acima de 150(Quocientes de Inteligência, medidos na Escala de Weschler), etc, etc...

Na verdade, grande parte destes chavões são o exemplo de mera ignorância (e não só dos que têm QIs de dois dígitos!!!) do que realmente a Ciência é!!!!

Todos nós podemos aplicar o método científico na resolução de vários problemas do nosso dia a dia. Vejamos um exemplo: 

Os passos do método científico são, sumariamente, os seguintes:

oIdentificação do problema (baseado numa teoria ou investigação prévia)
oFormulação de hipóteses
oRecolha de dados
oAnálise estatística para determinar se os dados apoiam ou não as hipóteses
oInterpretação dos resultados
oPublicação dos resultados


Imagine que identificou o seu problema!!!...

 "Falta de dinheiro no final do mês de Novembro!!!" (um problema bastante comum e que justificará eventualmente muitas adesões à greve geral de hoje!!!!)

Depois, por exemplo, formula as seguintes hipóteses:

1) Este mês as despesas foram maiores que o ordenado;
2) Este mês o ordenado foi menor que nos outros meses;

Seguidamente, recolhe os dados:

Arranja o seu recibo de vencimento de Outubro e dos meses anteriores;
Aponta as despesas de que se recorda ter feito (ou consulta, por exemplo, os movimentos  bancários);

Faz a "análise estatística" dos dados:

Subtrai o total de "saídas" (despesas) ao total de "entradas" (ordenado de Outubro) e verifica se o resultado é menor que zero. Se fôr, confirma-se hipótese 1!!!!

Subtrai o total do recibo de vencimento de Outubro com o  total do de Setembro, por exemplo. Se o resultado for 0, não se confirma a hipótese 2!!!!

Interpreta os resultados:

Exemplo: "Este mês tive despesas excessivas!!! Tive que comprar o tal livro, os tais tennis para os miúdos, houve dois aniversários,o aspirador avariou, não resisti a ir jantar sushi em vez da habitual pizza, fiz mais quilómetros com a carripana, troquei de antidepressivo para aguentar esta crise toda, quis experimentar outra marca de comer do cão, etc, etc!!!!"

Publicação dos resultados:

Certamente não quererá publicar estes resultados na Science & Vie!!! Nem no Correio da Manhã ou no Jornal da Região!!!

Mas talvez seja importante "publicá-los" aos seus filhos ("Vamos lá fazer durar esses tennis XPTO!!!"), ao namorado (a), esposo(a) ("Voltemos à pizza... com salada, claro!!!), amigos(as) (Vejam lá se, para a próxima (next life!), não fazem anos na mesma altura!!! Ou então, se convidam, pagam!!!), ao seu cão ("voltemos aos restos e às marcas brancas de ração que a comida pedigree já era!!!!) ou tartaruga ("Vê lá se começas a hibernar para não comeres tantos camarões!!!")...


Em suma, seguindo os passos do método científico na "investigação" da economia doméstica vai ver que, em Dezembro, a conta bancária sobe!!!! (nem que seja só porque, por enquanto, o ordenado ainda é mais ou menos a dobrar... mas só por enquanto!!!!)...

Boas compras... com (Cons)Ciência!!!

E, já agora, por que não usar menos o carro para ir para o trabalho e ir de transportes públicos ou mesmo de... Triciclo!!!!




1 comentário:

  1. Sempre a aprender e a pensar duas vezes, em como se gasta o dinheiro... é sem duvida um bom lema para esta quadra Natalicia. Vou estar atento aos meus gastos!!! N. S.

    ResponderEliminar