segunda-feira, 22 de novembro de 2010

É caindo que se aprende a andar...

Há, no mundo infantil, aprendizagens maravilhosas de presenciar... Uma delas é quando uma criança aprende a andar... É uma autêntica lição de coragem, perseverança, luta por outra visão do mundo...e da vida!!!! É tão diferente a imagem que temos do mundo à nossa volta quando nos pomos em pé!!!!! A gatinhar, vemos chão e mais chão e mais chão e mais chão... Ao levantarmo-nos, mesmo equilibrados num banco, deixamos de ver apenas os pés do banco para passarmos a ver o que está em cima do banco, o que está em cima da mesa, as folhas para além dos troncos, as flores para além dos caules, o céu para além da terra!!!! Deve ser uma sensação maravilhosa... E para a voltarmos a sentir, quantas vezes caímos do tal banco, quantas vezes voltamos ao chão!!!! Mas o maravilhoso nunca se esquece...

E lá voltamos nós, com o tamanho dos nossos 11 meses (mais ou menos, porque no desenvolvimento imfantil a idade para a aquisição das diferentes tarefas desenvolvimentistas, como o aprender a andar, varia muito de criança para criança!) a empuleirarmo-nos no banco, na esquina da mesa para voltar a ver... o que está para além do olhar!!!

A verdade é que não aprenderíamos a andar se não tivessemos a coragem de nos levantar cada vez que caímos!!!!
Como se já em bebés percebessemos o mais belo da filosofia de Platão:
"Se caires sete vezes, levanta-te oito!!!!

Efectivamente, na vida, só vamos ter sucessos se tivermos passado pelos fracassos!!!!

Thomas J. Watson, fundador da IBM, disse-o com sabedoria: "Quer que lhe dê uma receita para o sucesso? Na verdade, é muito simples. Duplique a sua taxa de fracasso!"

Outro Thomas, figura muito importante na história da ciência, em particular, e na História, em geral, já que inventou a lâmpada eléctrica (esse mesmo, Thomas Edison! Boa!), depois de 700 (setecentas!) tentativas para inventar a lâmpada eléctrica (que, aliás, está exposta no Museu da Ciência e Tecnologia de Munique, o qual vale mesmo a pena visitar!!!!), foi interrogado por um repórter do New York Times: "Como se sente por ter falhado setecentas vezes?"

Thomas Edison respondeu:  "Não falhei setecentas vezes. Não falhei uma única vez. Consegui provar que essas setecentas formas de fazer não funcionam. Quando tiver eliminado todas as formas em que não funciona, terei descoberto como funciona."

E assim se inventa a lâmpada eléctrica... E assim se aprende a andar... E assim se aprende a ... viver!!!




1 comentário:

  1. Já tinha saudades de te ler!! E de repente fiquei a pensar: não pode ser que não tenhas escrito nada nestes anos todos!!! Deves ter para aí milhentas páginas escritas, em papel, no computador, ou talvez na tua cabeça simplesmente! Com muitas... reticências... e muitas... exclamações!!! Beijinhos...!!! :)

    ResponderEliminar