quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma mão cheia de...vida!!!!

O dia 15 de Março amanheceu num azul ainda tímido, encoberto, mas, ainda assim, notoriamente brilhante…
Quase tão brilhante e reluzente como o teu sorriso e, diria mesmo, quase tão primaveril como toda a tua forma de ser…
Tu, o meu rebento, uma  pequena grande árvore em crescimento: forte, denso, frondoso, cativante, alegre, lindo.

Queria dizer-te que o Mundo hoje, no dia dos teus anos, dos teus cinco anos, está mais belo que nunca. Esse presente não posso, infelizmente, dar-to. Como mãe  dar-te-ei, contudo, a verdade que couber no tamanho dos teus cinco anos feitos hoje, dia 15…

Posso dar-te já o presente de te dizer que tens uma grande família que te ama. E este é um presente enorme, filho!!!! É um presente tão grande, tão grande que a mãe não vai ter papel nem laço em forma de palavras suficientes de tão difícil que seria embrulhá-lo!!!!

É um presente daqueles que não se embrulham, daqueles que já vêm enfeitados de um amor que vai chegar para toda a tua vida, já viste, tão grande que é e vai ser sempre?????

Depois, também te posso dar outro presente que sei que vais adorar… Este é mais concreto!!! Vai ser uma grande surpresa!!!! Só encontrei em Viena!!! Em Portugal INTEIRO estão esgotados e também procurei em Bruxelas mas saltei de alegria quando encontrei numa loja espantosa (onde eu própria fiquei perdidamente encantada!!!) em Viena, em plena Stephansplatz…
O que é, o que é??? Ai pois é!!!! O raríssimo Beyblade Metalfusion Red Flame!!!!

Depois ainda vais receber outro presente do pai que também vais adorar para as tardes de sábado na Lagoinha: um conjunto para investigares insectos!!! A Bia vai oferecer-te aquilo que tu tinhas pedido em segredo: um perfume dos Bakugans!!!! (Vês como a tua irmã está sempre muito atenta aos teus desejos mais secretos!!!! E, vaidosa como ela é, está sempre atenta às novas tendências!!!! Até já sabe pedir amostras de perfume para menina!!!! E queria amostras de baton e amostras de verniz, imagine-se!!! Onde é que isto já chegou!!! E ela que nunca viu a mãe de unhas pintadas, fará se visse!!!!Qualquer dia será tão altiva quanto uma Judith de Klimt!!!)

 Também vais ter festas e bolinhos e beijinhos e telefonemas e postais e coisas boas, boas, boas…

Quanto ao Mundo, filho… Agora que tens cinco anos, talvez já te possa dizer algo mais… Mesmo que ainda não percebas, quero que fiques a saber como estava o Mundo lá fora quando fizeste cinco anos para saberes, quando fizeres cinquenta, se ele está melhor…Eu espero que esteja…

Por isso digo-te a verdade, nua e crua. Aqui vai:

Hoje, dia 15 de Março de 2011, uma ameaça de crise nuclear “transborda” no Japão… Para te “situares”, o Japão é o país de onde vêm os Beyblades e onde o nosso amigo Buli correu há relativamente poucos dias, mais propriamente a 27 de Fevereiro, se não me engano,  a maratona de Tóquio…

Como é que eu te vou explicar a gravidade de uma crise nuclear?

Acho que de todo o blá. blá, blá que eu te dissesse tu só irias ouvir: “muitas pessoas deixariam de existir, entre elas, claro,  as pessoas que fazem os Beyblades…”

E por que é que aconteceu uma catástrofe radioactiva no Japão, perguntarás tu de imediato…Sei que achas  graça às palavras “tsunami” e “terramoto” mas elas, infelizmente, representam uma realidade sem graça nenhuma…

Também sei que ouviste as notícias do tsunami e sabes que é uma espécie de vulcão debaixo de água e que isso te fez muita confusão pois perguntaste logo porque é que o vulcão não se apagava se estava debaixo de água.

O problema é que a sua “explosão” provoca uma espécie de onda gigante que derruba tudo o que encontra à frente…O essencial é que tu percebeste que se tratava de algo grave e que outras pessoas num outro local do nosso Mundo estavam a sofrer…
Mais propriamente, 10 000 estão desaparecidas, 3.000.000 de pessoas estão sem acesso a água potável e não vou falar de outros números ainda mais tristes…Digamos que são muitas mãos cheias de…nada.
Agora, filho, vou ser um pouco crítica e talvez tu só percebas o que eu quero dizer quando tiveres mais mãos cheias de anos. Mas não te preocupes…Há tempo para tudo e será bom sinal se tu tiveres esse tempo.

Não foi por acaso que eu falei deste assunto do Japão logo no dia dos teus anos… Talvez pareça mau gosto. Talvez até o seja.

Para mim, o principal é que é talvez dos assuntos mais sérios de que te poderei falar pois é talvez aquele com que tu te tenhas que deparar no futuro: o problema da estupidez humana! A evidência da absoluta fragilidade das coisas! A nossa condição de micróbios ignorantes que se julgam amos e senhores do Universo! A nossa falta de humildade enquanto seres e enquanto espécie! A falta de amor para com os outros e para connosco!

(Percebo, filho, que este discurso te pareça totalmente confuso até porque estás numa idade em que interpretas tudo “à letra” e deve ser muito esquisito para ti a mãe dizer que nós somos micróbios… Não, filho, tu não és nenhum micróbio, tu és bem grande e bem visível!!!! E sim, gostas dos outros, és amigo, muito amigo, ajudas, pensas nos outros…Tens uma boa índole, como a tua pediatra gosta de dizer!!!! Eu estou a falar no geral…Filosofias…Pensamentos e tontices de mãe…)

Retomando…

O caso actual do Japão faz-me pensar que, efectivamente, vivemos uma existência tão protegida que nos esquecemos da absoluta fragilidade das coisas… Mas basta que a Terra, que não é mais que mais um planeta em mais uma galáxia de tantas outras dum mesmo Universo (será mesmo só um?), para que voltemos à nossa condição de…micróbios.

O Japão só vem demonstrar que nem a hipertecnologia nem um elevado nível de desenvolvimento convertem o ser humano em dono do seu destino. A aterradora crise nuclear é um desmentido das nossas pretensões de sermos Amos e Senhores do Universo.

No fundo, só demonstramos ser micróbios ignorantes que tentam jogar com forças infinitamente mais poderosas que eles próprios!!!

É por isso que crescer não basta! Ter mais anos não basta! Isso até os micróbios fazem…

O objectivo de uma vida não deve ser apenas crescer mas sim desenvolver-se, desenvolver-se com um sentido, eventualmente com o sentido de, se não for possível deixarmos o mundo à nossa volta melhor, pelo menos que não o tornemos pior!!!

Mas que pelo menos, ao desenvolvermo-nos enquanto pessoas, à medida que vamos acrescentando anos à vida e vida ao anos, possamos melhorar os anos de vida dos outros e os nossos em simultâneo…Confuso???


Vais ver que quando passares à prática tudo se torna mais simples…E, na verdade, tu já fazes isso há bastante tempo sem te dares conta… A partir de agora a única diferença é que cada vez mais te vais tornando um pouquinho mais consciente do que fazes e do impacto que isso tem nos outros!!!

Mas como eu vou ser tua mãe o resto da vida, ainda vamos ter muito tempo para falar disto… Agora vamos falar de outras coisas que também te interessam…

O que é que muda quando temos cinco anos???? Ou uma mão cheia de anos de vida???!!!!
Bem, na verdade, não muda nada e muda tudo!!! Muda o que tem vindo a mudar!!!
Não sei se é boa ou má notícia, filho, mas…vão cair-te mais dentes!!!

Já te caiu o primeiro dente no passado dia 8 de Março… E veio logo a fada dos dentes tirá-lo debaixo da almofada para o trocar por aquela surpresa que tu tanto querias: o tal Beyblade Metal Fusion Pegasus que tu pensavas que tinhas perdido e que parece que ela, entretanto, o encontrou!!!
 E ainda te deixou um ovo Kinder com mais um carrinho de surpresa lá dentro!!!

A tal fadinha deve ter mesmo um dedo mindinho que adivinha!!!(ou então é mesmo a varinha mágica ou não fosse ela uma fada como deve ser!).
Pois é, estou cá desconfiada que, agora com cinco anos, vais receber mais vezes a visita desta fadinha!!!

Começarás a ter ainda mais força para correr, jogar, andar de bicicleta (daqui a pouco já sem rodinhas!!!), dar mergulhos, fazer as sandes para os lanches e almoços de piquenique sozinho, já dobrarás a tua roupa, aprenderás a apertar os ténis (!), a desenhar a mãe ligeiramente menos parecida com um Gormitti e o pai menos parecido com um Bakugan, etc, etc, etc….

Vais aprender tanta coisa…tanta coisa, filho!!! Estás um homem!!! É como tu disseste quando te caiu o dente: Oh mãe, tens a certeza que tenho um dente de homem por baixo deste dente de bebé que me caiu? É que se eu fico desdentado sou velhote e daqui a pouco morro sem ter sido adulto!!!!
Enfim…ter cinco anos é uma idade esplêndida! Principalmente porque ainda falta muito para seres adulto!!!! E, principalmente, porque agora é que és verdadeiramente uma criança…
E olha que muito boa gente acha que não há idade melhor que esta!!!!

Parabéns, Tigas! Adoro-te, filhote!







2 comentários:

  1. Um Beyblade Metalfusion Red Flame?!?!?!! Que espectáculo, Tigas!!!

    Sei que tiveste um dia 15 muito especial e este teu 6. ano de vida vai ser mais um ano cheio de brincadeiras, alegrias, aprendizagem e descobertas!

    E que seja um ano sempre a melhorar para os nossos amigos que produzem os Beyblades, as suas famílias e compatriotas... e para todos nós!

    Temos de fazer uma corrida quando eu passar por aí no Natal! :)

    Mãe do Tigas: vê lá se dormes! Andas a enviar comunicações electrónicas a horas muito impróprias (seja para ir dormir ou para acordar)! :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Querido Buli,

    muito obrigada pelo caloroso comentário (um digno "Red Flame post"!!!!), pelo incentivo ao Tigas e pela preocupação com os sonos da respectiva mamã!!!! Está combinada a corrida!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar