segunda-feira, 21 de abril de 2014

Benfiquices e anatídeos


Penúltimo dia das férias da Páscoa… O texto impunha-se-lhe…Era impossível adiar mais as palavras… Era a última tarefa que lhe faltava dos (inúmeros) trabalhos de casa: Uma redação subordinada ao tema: “As minhas férias da Páscoa” – previsível, portanto, e impossível de pecar por ausência de substrato narrativo, pois lá aventuras teve o miúdo!...

Foi então que ele veio até mim, exatamente no momento em que eu acabara de arrumar a loiçaria na máquina, e arriscou, arriscou muito, não sei se motivado pelo excelso rubor benfiquista agora em alta, ou se derreado pelo cansaço das dezanove fichas de trabalho que fizera herculeamente naqueles quinze dias, entre acampamentos dos escuteiros, treinos e jogos de basquete, campeonatos de judo, idas a casa dos amigos, amigos em casa dele, idas a casa dos avós, avós em casa, a irmã a dar-lhe cabo da paciência, ele a dar cabo da paciência da irmã, etc, etc, etc… :

 - “Oh mãe… Não achas que no texto basta escrever: “ As férias foram boas. O Benfica foi campeão.” Isso vale as férias inteiras, não achas?  Não preciso escrever mais nada! Não achas? Ele ria-se. Eu pasmava. Ele ria-se outra vez e eu arrependia-me de já ter arrumado a escumadeira!

Obviamente, não queria acreditar no que ouvia!!! Então o Benfica ser campeão vale umas férias inteiras??

Aparentemente valia!!! Obviamente, eu não queria abafar-lhe a euforia de campeão, legítima, aliás, até porque também partilhava da mesma mas… Convenhamos…Relativemos…
E o primeiro acampamento de escuteiros que fizera há uma semana e do qual viera DELIRANTE?!! E a primeira peça de teatro (atente-se no nome: “O palhaço cueca”!!!”) que fez com os rapazes (claro!!!) em redor da fogueira em plena noite de lua cheia, e da qual não parava de falar (e rir!) quando chegou a casa e nos (pelos menos!) cinco dias seguintes ?
E as máximas dos lobitos que teve que ler a solo e que lhe deram um frio na barriga mas que lhe aqueceram o coração tal foi o calor dos aplausos dos companheiros?
 E as anedotas que não parava de contar e recontar e que aprendera na sua primeira noite em plena tenda, em pleno ar livre, em plena noite escura, em plena Arrábida, em plena vida?  E as caças aos ovos que fizemos, com direito a mãe disfarçada e tudo?
E a primeira vez em que finalmente conseguimos ir todos passear de bicicleta “sem rodinhas”? (Também a Bia tivera nesta Páscoa as suas primeiras vezes, nomeadamente o ter aprendido a equilibrar-se definitivamente em duas rodas…). E a primeira vez que não fizemos panquecas redondas? (Afinal, porque é que as panquecas têm sempre que ser redondas? Só porque a frigideira o exige? Isto não será, também, uma boa máxima para a vida?!)

E os dois patinhos que passámos a ter e que eles, Tiago e Bia, lá conseguiram convencer os pais a “adotar”? Aliás, os patos são um amor e lá andam pelo jardim todos contentes enquanto o futuro lago vai tomando forma… O que eu espero é que o talento incisivo dos meus filhos para escolher nomes se aplique apenas a anatídeos… A Bia escolheu Ludmila para a pobre patinha. Bem, na verdade, tem sido uma opinião generalizada de que é um nome divertidíssimo e bem adequado para uma…pata! A minha (chata) veia psicanalítica é que se pôs a fazer arqueologia psicológica e a pensar o que é que terá levado a Bia a escolher aquele nome já que, quando indagada, prontamente esclareceu que não era por gostar do nome. O que é engraçado é que quando lhe perguntei, da primeira vez, que nome queria dar à dita ela respondeu: Violenta!!! Só depois, passados uns minutos, o próprio foi corrigido  para…Ludmila!!!!  Pois é… Creio que a pobre pata foi, para sempre, vítima de um lapsus linguae pois, na verdade, a Bia teria querido chamar-lhe Violeta (da série Violeta), tal como chama agora a todas as sua bonecas, não fora ter bicado o dedo da Bia quando esta a tentou abraçar e logo passar de uma  patita Violeta a uma pata Violenta! Mais, a uma pata Ludmila, que é, na série televisiva, a malvada rival da doce Violeta!!! Enfim, coisas de gajas…

Quanto ao Tiago…Na escolha do nome que deu ao pato lá estava bem espelhada a tendência masculina para deixar uma marca e perpetuar a espécie: Tiago JR!!!  Só que, neste caso, não sei bem que afinidades é que o meu filho viu entre ele e o anatídeo!!! (Mas lá que as há, há!!! Será no grasnar quando está com fome???)

Em suma, por detrás de um Benfica campeão houve muitos jogos, assim como por detrás deste último dia de férias da Pás coa houve muitos dias. Dificilmente um texto resumirá o que foram esses dias. Mas nunca uma frase apenas e só lhes fará justiça, mesmo que seja a de um  Benfica campeão.

O nosso juízo de arrumação e remate é, quase sempre, enganador. Tendemos, tantas vezes, a querer arrumar tudo e mais alguma coisa em categorias de importância e prioridade: O Benfica campeão é mais importante que uma panqueca triangular com mel e canela. Será? O Benfica campeão é mais importante que o “palhaço cueca” em noite de lua cheia, à luz da fogueira, em plena Arrábida. Será? O Benfica campeão é mais importante que livrarmo-nos das quatro rodinhas e finalmente começarmo-nos a arriscar o equilíbrio nas duas rodas da vida. Será? Será que um Amo-te é mais importante do que um Gosto Tanto de Ti? Será que um Guerra e Paz de quinhentas páginas é mais importante do que um Principezinho de sessenta? Será que o destino é mais importante que o caminho?

Pessoalmente, acho sempre as perguntas muito mais interessantes do que as respostas. Exatamente porque abrem espaços para o pensamento. Deixam em aberto, imagem que é, no fundo, a imagem da própria vida: algo em aberto, o espaço do inacabado, dos eternos começos. Até porque a própria vida é, por essência, viva! É florescente! É uma sucessão infinita de inícios onde, ao lado do previsto, irrompe o imprevisível que precisamos de aprender a acolher…

Talvez por isso, quando o Tiago me voltou a perguntar: “Então, mãe, o que é que achas que eu devo escrever no texto?”, eu tenha respondido simplesmente: “ Olha, sabes quem é que te pode mesmo ajudar a responder a essa pergunta? O "palhaço-cueca!”…


7 comentários:

  1. Delicioso! Amei! Rita F

    ResponderEliminar
  2. Amei e Gosto Tanto como sempre. O Principezinho prefiro-o ao Guerra e Paz. A Ludmila é melhor que a Viole(n)ta. As panquecas triangulares, quadradas, hexagonais ou diagonais devem ser muito saborosas e o palhaço-cueca do teu Tiago deve ter sido o máximo. E VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! Viva o Benfica e a Ludmila! E fartei-me de rir com a escumadeira. Sei bem o que é isso quando a filharada nos dá cabo dos nervos. Mas nós lá os adoramos até nisso. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu tb precisava de um palhaço-cueca e das suas anedotas (embora nunca tenha tido queda para apreciar as mesmas). Quanto às perguntas, algumas há que sem elas nem as respostas vivem ou fazem sentido. Mas para mim é mt claro que um "Principezinho" não tem equivalente e que comparações ou tentativas de o igualar saiam frustradas.
    Ah, e a flor-de-lis do CNE fica bem no peito feliz do feliz Tiago ;)

    ResponderEliminar
  5. Imaginando a cena...cozinha,petiz de caderno na mão...ar maroto...mãe de olhos arregalados....Não consigo deixar de rir. O que sentirá uma mãe que escreve assim ao deparar-se com um filhote que resume todas as aventuras de umas férias de Páscoa a duas simples frases (As férias foram boas.O Benfica foi campeão)?
    Mas eu sei que as recordações desta Páscoa e de todas as aventuras e momentos felizes com patinhos á mistura vão ficar na memória dos pequenotes por muito tempo.A vida é feita destas pequenas grandes coisas que no momento não têem a mesma importância que nós, já mais velhos, á distância lhes damos.(eu por exemplo,já com mais de meio século ainda me lembro do primeiro tralho que dei a andar de bicicleta e já lá vão uns 40 e muitos )e tb lembro dos almoços de Domingo de Pascoa com a família toda reunida... (tão bom ). Ah é verdade,já nessa altura andava por lá o palhaço -cueca...será da família ???

    ResponderEliminar
  6. É agora que vou vender a alma ao diabo- parabéns ao Benfica, que foi grande, mas principalmente a ti que és ainda maior! E muitas felicidades e anos de vida para a Ludmila e o Jr, claro! PZeLuis

    ResponderEliminar
  7. Professora, adorei tanto vê-la na cerimónia do ISEC! Está tão linda, tão linda, tão linda e nós tinhamos saudades suas que não imagina. Volta de certeza em Setembro para lá, não é? É que como viu nós queremos muito e não é o mesmo sem si. Descupe invadi-la com tantas mensagens no facebook, eu sei que quase não vai lá mas é uma forma de sentir que está presente e ainda tenho esperança que volte a escrever mais vezes lá e aqui e o melhor era mesmo ter livros seus para nos confortarmos e aprendermos como aprendemos quando nos dá aulas. Não é por mal que estou a insistir tanto é só porque se calhar a professora não imagina como gostamos tanto do que escreve e de si. Eu falo por mim e por todas da turma, professorinha. Um xi-coração de todas nós que não a esquecemos nunca! prometa que escreve mais para nós, vá lá! E não poderia ir um bocadinho mais ao face só para receber os nossos beijinhos? A gente sabe que é um bocadinho reservada como pessoa mas só que é muito querida e é muito especial e por isso gostamos imenso de si, professora. Um Xi-coração muito grande e beijinhos pra os seus meninos que são o máximo! Catarina

    ResponderEliminar