domingo, 28 de abril de 2013

A arte de gerir distâncias...e eternos segundos.




Parece quase um oxímoro mas é uma grande verdade: duas pessoas só crescem em intimidade quando, juntas, se respeitam na distância...

.... e se comovem na beleza de um segundo.

O afeto genuíno só se constrói forte quando, na pluraridade das diferenças, se respeitam singularidades e espaços de ser …


Amar o outro envolve, acima de tudo, esta minuciosa arte de gerir distâncias…. Envolve saber estar perto mas não ao ponto de  sufocar… E envolve saber estar longe mas não ao ponto de abandonar… 

Por isso, amar exige sempre a alma sensível do artista e a árdua precisão do engenheiro. Ao mesmo tempo, exige a inspiração do poeta e o fôlego cardíaco do atleta.

Porque amar é também a capacidade constante de nos comover-nos…de mover-nos com... seja na subtileza de um segundo...ou dum minuto...ou duma vida inteira. 

É comunhão de transparências, sensibilidades, olhares, visões do mundo e espontaneidades de dois seres que se movem ao mesmo tempo, em sintonia um com o outro e um para o outro.

Dois seres que, num mesmo percurso (e, por vezes, num feliz acidente de percurso!) se encontram a meio dos gestos, a meio duma palavra que se quis silêncio, a meio dum respirar de alma, suave e quente, dum olhar que se quis quieto e calmo, dum momento que se quis demorado e longo…

É sempre um crescendo de intimidade, de afeto e beleza quando duas pessoas se comovem juntas e, principalmente, se comovem uma com a outra, mesmo à distância, com aquilo que levam uma da outra dentro de si, …. No sentido em que se sintonizam com o mais fundo do outro…e de si próprias.

E são, frequentemente, essas pequenas grandes coisas que mais valor têm…e que não se podem comprar. Aliás, normalmente só tem incalculável valor o que não se pode comprar! Pode-se comprar morangos mas não se pode comprar os morangueiros em flor no campo em que florescem… nem a delícia dos lábios a saborear o vermelho do fruto. Isto não tem a ver com dinheiro. Pode-se dar dinheiro por coisas que têm valor. Uma fotografia, por exemplo, tem um custo, mas o seu valor está onde ela não está, na mistura entre o momento e o sonho que nos agarra quando a vemos. Também assim é o amor.

E por isso podemos amar o outro nas pequenas grandes coisas… Que não têm preço… porque são elas, quase sempre, que nos comovem. Amamos o outro na bondade tornada gesto ou atitude, amamos o outro na beleza tornada palavra, amamos o outro no cuidado, num timbre de voz, num sorriso musical, numa curva de lábios, num olhar com poemas dentro, num coração feliz inundado de sol, numa pele a cheirar a manhãs de luz e verão, num segredo misterioso e belo de ser que se entende sem se dizer, num equilíbrio de alma que não sufoca...
Amamos o outro, sobretudo, na sua capacidade de tornar o tempo mais tempo e de tornar a  vida mais viva... De dar, em suma, mais beleza a cada segundo nosso. E com isso o encher de...eternidade. 




 
 
 
 
 
 
 

10 comentários:

  1. SIMplesmente FANtástisco! Delirei com este post!!!!!!!!! UAUUUUUUUUUU!!!!!!!!! GreaT:)

    ResponderEliminar
  2. Engenheiro sem fôlego28 de abril de 2013 às 12:29

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gfb5Eg9k8H0

    ResponderEliminar
  3. Lindo, lindo, lindo e muito profundo. A professora escreve coisas lindissimas que são mesmo comoventes. Até dei a ler á minha mãe e ao meu namorado e eles adoraram. Querem todos um autografo da professora Mónica e também á espera dum livro seu. Somos fãs! Beijinhos e e muitos parabéns professora.
    Catarina Silva

    ResponderEliminar
  4. Adorei, Dra Mónica! Está tão verdadeiro :)
    Absolutamente inspirador:)
    Beijinhos e muitas saudades

    ResponderEliminar
  5. Que blogue lindo e cheio de ternura. Este texto é um hino ao amor. E a todos os tipos de amor, porque também uma mãe e um filho t~em que saber gerir distâncias e saber comoverem-se em conjunto. Eu fui mãe há pouco tempo e identifico-me com o texto em muitos aspectos. Como mãe e como mulher. Muitos parabéns:)

    ResponderEliminar
  6. E é assim,com amor,que te leio,te entendo,te sinto e me comovo com a beleza do teu ser.Amo-te

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! Aprendo, vivo e também me comovo e amo sempre que que aqui passo. Gosto imenso disso. Parabéns:)
    Inês Barbosa

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo texto, Dra. Mónica! Um beijinho com saudades :)

    Luísa E.

    ResponderEliminar
  9. Espetacular, adorei e mais uma vez muito bem pensado :P
    Beijinho

    ResponderEliminar