segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nice is so...nice!

"Quoi que tu fasses ou rêves de faire, commence!
Il y a dans l´Audace, du Génie, de la Puissance et de la Magie..." 
Goethe
 
São 7.15h da manhã em Nice…À saída do hotel Magnan, as gaivotas entram devagar pela pupila, fazendo esvoaçar os últimos restos de sono que trago presos ao olhar. Devagar, também  todo o azul entra. Por fim, o mar. E um sorriso de sol, já perto da paragem de autocarro que me levará para mais um dia no XXI European Congress of Psychiatry na Acropolis, do outro lado da cidade.
 
Na paragem, e enquanto me sento, reparo no slogan interrogativo do anúncio do outro da estrada:   Qu´est ce que est indispensable et souvent incompréhensible?  
Tanta coisa…penso. Por exemplo, a capacidade de nos encantarmos por uma cidade.

Ou, em maior dimensão, a capacidade de nos encantarmos por uma pessoa, por um projecto, por um sonho, pelo conhecimento, pelo mundo, por nós próprios e pela própria vida!...

 
A nossa capacidade de encantamento é, de facto, indispensável para nos sentirmos vivos e genuinamente humanos. 

Mas é, igualmente, incompreensível!

A experiência de encantamento é tão maravilhosa quanto inexplicável analiticamente.
Ninguém sabe, por exemplo, porque é que se encanta por certa pessoa e não por outra...É sempre no plano do incompreensível que tudo acontece! É um misto de voz e cheiro e alma e temperatura e subtilezas várias e palavras a condizer com o estado do coração a dizer: Bem vindo ao meu ser! Ficas-me bem! Gosto de ti comigo e de mim contigo!


O encantamento por uma cidade é semelhante! A cidade e o viajante quando se encantam mutuamente é porque ambos condizem um com o outro!


E Nice é daquelas cidades com a qual sabe bem condizer...
Toda ela é leve, um sorriso de sol e luz azul. A simpatia em flor e aroma doce.
 
Arrisco a dizer que o que nos faz gostar de uma cidade, o que nos encanta à primeira, à segunda e à terceira vista, o que nos faz  passear-lhe nos braços, render-se à companhia, é, em muito, semelhante ao que nos encanta numa pessoa… Uma cidade capaz de me encantar é, acima de tudo, uma cidade que me acende sorrisos…
 
É uma cidade capaz de sorrir em dádiva e sonho com todo o seu ser …É uma cidade que alimenta a alma do viajante mais do que a explora… É uma cidade que lhe dá a força que o conduz a vivências únicas, a lugares inesperados, onde ele encontra sempre mais alguma parte de si próprio. É uma cidade que ilumina corpo, alma, olhar e pensamento.
 
É uma cidade que se sabe tornar cada vez mais bonita e sabe como nos tornar bonitos. É uma cidade que nos sabe falar nos diferentes dialetos do coração e do olhar. É uma cidade que sabe o valor das pausas e do silêncio… E o valor da História e das histórias. E dos destinos ideais que se transformaram em destinos vitais que são, no fundo, os de todos nós. É uma cidade que respeita. É uma cidade que em vez de puxar nos dá a mão… Em vez de prender, seduz.
 
Nice é assim…
Dizem que para atingir o encanto de Viena lhe faltaria a elegância da música. 
Mas... haverá maior elegância do que ter um rendilhado de mar, espuma e horizonte a bordar-lhe um rosto azul?
 





 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Que sorte teve NICE em conhecer-te com esse sorriso aceso!!

    Mas pelas fotos, já vi que tens razão... "É uma cidade que ilumina corpo, alma, olhar e pensamento". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez mais, não sei como ajeitar o coração depois de ler um comentário tão encantadoramente gentil.
      Foi ainda de sorriso aceso que o li. Talvez porque aquilo que nos encanta, se é grandioso, tende a demorar-se em nós e a habitar-nos por dentro por muito e muito tempo. Nice ainda se demora em mim. Talvez porque seja única.No encanto é-o, certamente.:)

      Eliminar
  2. Cara Mónica,

    é um texto muito belo. Boa viagem de regresso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, enternecida, o comentário. E asseguro que a viagem de regresso foi boa, apenas constantemente interrompida pelo meu constante desejo de voltar... Não que não quisesse estar cá. Mas Nice... Nice é, de facto, muito bela em múltiplos e suaves aspectos. Demasiadamente suaves.

      Eliminar
  3. Querida Professora,

    continua linda e cheia de luz. Adorei revê-la ontem no ISEC. Ajuda-nos sempre com as suas palavras meiguinhas e conhecedoras do que a gente sente. E adorei este texto e todos os que escreve porque são todos muito inspiradores e muito bonitos como a professora é. Estou ansiosa que saia um livro seu!:) Abracinhos de quem nunca a esquece. E beijinhos para os seus meninos, que têm muita sorte de ter uma mãe que tem um coração maior que o mundo e que é tão boa pessoa.
    Sónia Reis

    ResponderEliminar
  4. Querida Sónia,

    eu também gostei muito de a rever e constatar que está bem, tanto do ponto de vista profissional como pessoal! Fiquei muito emocionada e enternecida com a sua visita e com as notícias tão boas que me trouxe :)
    Nem sei como ajeitar o coração para agradecer tanta gentileza e carinho da sua parte e dos seus colegas! Não imagina o valor que isso tem para mim e a motivação que me dão para que cada aula seja não apenas uma lição de matéria mas uma lição de humanidade e de "ser pessoa". UM ABRAÇO INFINITO E, uma vez mais, MUITO OBRIGADA :)

    ResponderEliminar