sexta-feira, 22 de março de 2013

Heróis na sombra...

Acredito que, em cada um de nós, há sempre um super-herói escondido na sua própria sombra...
 
 Por vezes, acabamos por nunca o reconhecer e achar que os verdadeiros actos de heroísmo implicam grandes voos ou grandes façanhas.
 
Mas haverá maior heroísmo do que aquele que é preconizado pelos homens e mulheres anónimos que todos os dias educam, amam, trabalham, pensam, criam, lutam? Do que aqueles que, apesar da poeira dos dias, mantêm o olhar puro e limpo, capaz ainda de sonhar?
 
Haverá, nos tempos que correm, maior coragem do que aquela que nos leva de um minuto ao outro? 
 
 O heroísmo de voar de prédio em prédio, com visão raio-X a salvar cidades inteiras como na ficção, ficará certamente aquém do heroísmo de pais que enfrentam a doença de um filho ou daqueles que se confrontam com permanentes ameaças de perda de emprego, horários imprevisíveis ou sufocantes e vencimentos cada vez mais diminutos.   
 
Haverá maior heroísmo do que o da actual vida quotidiana? Do que o heroísmo da Dona Fernanda que, dia a após dia, educa dois filhos sozinha, mantém dois trabalhos, atende os clientes na caixa do supermercado sempre com um sorriso delicado, sai do trabalho a correr, entra no bulício dos transportes públicos para outra maratona e ainda chega a tempo de levar um dos filhos ao treino?
Sente que não não faz nada de mais. E o que faz melhor ainda é o caril de frango!


Há tantos super-heróis escondidos na própria sombra!
 


 

7 comentários:

  1. Tão verdade!!!!! :)
    Mas a prova de que há sempre razões para sonhar é que a luz ainda existe! Caso contrário, nem a sombra existia! Esse refúgio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a filósofa sou eu??!!!:)

      Grata pelo comentário inspirador...
      Efectivamente, há sempre razões, muitas vezes inesperadas, para sonhar...e procurar a maravilha! Seja na sombra ou em plena luz.

      Abraço luminoso :)

      Eliminar
  2. Que bom que que voltou a escrever professora. Adoro os seus posts! Fazem-me sempre pensar! Só é pena não escrever mais vezes. Agora que já não sou sua aluna fico cheia de vontade de ouvir as suas palavras nem que seja de forma escrita. Um abracinho cheio de saudades para si e para os meninos.

    Sónia R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora, só para lhe recordar que sou a Sónia Reis, fui sua aluna de MAPSE no Mestrado em Necessidades Educativas Especiais. Tenho muitas saudades suas :)

      Eliminar
  3. Querida Sónia, muito obrigada pela sua mensagem tão gentil! Nem sei o que dizer! Fico muito contente por ter notícias suas e por saber que está bem em termos pessoais e profissionais(conforme, aliás, já tive oportunidade de lhe dizer através do facebook recentemente :)) Continuo no ISEC, pelo que pode passar lá quando quiser (o meu gabinete continua a ser o mesmo!)
    Quanto à assiduidade da minha escrita, não imagina como gostaria que fosse directamente proporcional à minha assiduidade como docente (mas acho que é inversamente proporcional:( Prometo que tentarei melhorar a primeira :) Abraço terno

    ResponderEliminar
  4. True history, só o simples viver e dar tudo por tudo, já faz de nós Herois aos olhos de quem nos observa :)

    ResponderEliminar