sexta-feira, 17 de junho de 2011

O teu Nordeste...

Querido Pai…

Toda a terra da minha alma estremeceu em mim esta manhã quando soube  tinhas ido para o hospital… Talvez porque a doença seja um território tão raro em ti, a ponto de quase o desconhecer,  senti o tumulto do susto e do medo.
Senti, epicentralmente, a fragilidade do adquirido, senti o quanto tu, sempre tão forte, tão determinado, tão presente na minha vida, poderias um dia, um dia, qualquer dia, estar ausente…
A ideia arrepiou-me como uma brisa de Janeiro em pleno Junho. Tu, que, de mão e braço e coração dado à mãe, sempre soubeste ser o meu Norte.. E Sul e Este e Oeste…Tu, que sempre foste a minha referência de vida, de pensamento, de valores...Os meus pontos cardeais...e vitais. E que soubeste, como ninguém, personificar, com a tua carismática e magnífica personalidade, o TEU (e, mais tarde, NOSSO) NORDESTE açoriano…
O Nordeste dos teus Açores…O Nordeste da tua amada e natal ilha de São Miguel…
 Porque só tu, tal como o Nordeste único que  me soubeste mostrar em cada quilómetro quadrado de calma, és a junção do esplendor das altas arribas da costa nordestina, medidas com o olhar no adro da Igreja da Achada, quando revelas toda a tua sabedoria, lucidez intransigente e clarividência, aliada à tua demorada ternura e extrema delicadeza, toda ela tão condizente com os entardeceres no porto da Caloura…
Por vezes, és reflexivo, contido, denso e silencioso, como as extensas matas de Criptomérias da Tronqueira…
Outras vezes há em que te revelas tão sorridente, em que ris tanto, sorris e encantas com as palavras com uma boa-disposição tão social e contagiante que faz lembrar os bailados das gaivotas na sua pesca vespertina. Ou mesmo o sonoro e alegre regresso aos ninhos dos canários, tentilhões e melros aquando do ocaso na zona do Castelo Branco.
Raramente, mas só muito, muito raramente, te vejo irritado. Só ferves como as fumarolas das Furnas quando te apercebes de alguma injustiça…Particularmente de patrões para com trabalhadores… És uma pessoa justa e bondosa até à medula, pai… E é tão injusto que estejas agora a sofrer…
Sei que não posso evitar nem amenizar essas dores tanto como gostaria… E sei que, por agora, terás que repousar muito…Se não, sabes o que me apetecia???? Pegava em ti e na mãe (depois dela acabar o último exame) e nos teus netinhos e embarcávamos para São Miguel… Gostava imenso…Mas não posso porque tu não podes…
Como também não posso trazer até ao teu olhar os 745km2 de São Miguel.
Mas, em alternativa, levar-te-ei hoje, além de revistas para entreteres as vistas, a certeza que és o melhor Pai do Continente e Ilhas!!!!
E levo-te o que guardo ainda em mim do teu, que é já nosso, Nordeste!!! Levo-te as memórias do mar que lá se interrompe nas escarpas… Levo as ruelas…Levo os lugares, cantos ,recantos e momentos raramente inclusos nos roteiros turísticos.

Levo o cheiro forte, persistente, a mistura de dez, cem, mil essências… Levo as manchas esparsas de poejo, macela, murta, giesta… Levo as Uvas-de-cheiro que sabem ao cheiro que lhes dá nome…Levo as casas solarengas, algumas quase dos finais do Séc. XVIII…Levo as tuas citações sempre pertinentes do cronista Gaspar Frutuoso.
Levo as Lagoas. Levo o olhar encharcado de espanto.

E levo o que sempre me ficou e agora se me reinventou… O que só os Açores têm e que deveria ser Património da Humanidade!!!! Aquele azul e verde!!! Aquele azul e verde que ficam para sempre na retina do olhar e se multiplicam no coração da memória em reinvenções de harmonia cromática…Combinações de verde que só se encontram na alma e no olhar dos Açores… E nas pontas da Madrugada e do Sossego.

Levar-te-ei tudo isso para saberes o tanto e tão belo que tens deixado em mim…Fora o resto…Que é tanto!!!
 Adoro-te Pai!!!!
E melhora depressa!!!! Temos ainda muitas viagens para fazer!!!!
Até já!!!















7 comentários:

  1. Minha filha Mónica

    Explendoroso texto que eu não merecia. Reencaminhei-o logo para os meus irmãos e cunhada, que vão, sem dúvidda, adorar.

    Acabo de ficar frustradíssim porque mais uma vêz elaborei um texto longo, mas na operação final do envio, não foi e, pior, desapareceu....
    Vamos ver se este vai passar, Se passar, tentarei ainda recuperar da minha memória o que acabei de escrever.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sabendo que a minha filha me ama tanto assim, poderia morrer em paz. Como pai que também sou, é gratificante deixarmos um legado de amor aos nossos filhos e aí Mónica... Excelente trabalho o do seu Pai e obviamente da sua mãe também. Sinto que esta carta que escreveu, foi o melhor "medicamento" que o seu pai tomou, lendo-a. Tenho dificuldade em adjectivar o conteúdo porque nele está lá a essência da Mónica, e ela é de tal forma única e bela,que nos enche a alma sempre que é "lida". E eu não sou ninguém para a adjectivar. Sou sim alguém que tem a sorte de "ler" dessa essência. Obrigado Mónica. :)

    ResponderEliminar
  3. Mónica, minha querida...
    Só espero que o (nosso) investimento na educação dos nossos filhos, lhes tragam tamanha dedicação e Amor aos páis como o que tu tens aos teus.
    Se eles tiverem o talento da mãe para a escrita... o dom que tens nas palavras para transmitirem sentimentos!;e ao mesmo tempo conseguirem nos fazer constantemente recordar todos os bons momentos vividos e ainda nos fazerem arrepiar... serei sem duvida um homem realizado. És sem duvida uma grande filha e constantemente supreendes com a tua escrita inteligente e fascinante. Não consigo parar de te admirar, aprendo contigo, sempre formas diferentes de olhar o que nos rodeia, e dou graças a termos compartilhado tantos momentos lindos.... ainda bem que sou um sortudo por te ter ao meu lado. N.S.

    ResponderEliminar
  4. Quem não gostava de ter uma filha assim.
    Tão preocupada .
    Um Beijoo Mónica.
    Que o seu pai melhore.

    ResponderEliminar
  5. Aѕ luck ωould hаve it, іt rеgiѕterѕ the light-colored titillatiοn,
    οr tіngle belіef from the electric
    pulseѕ thаt the aurawаve damagе is merely aгound $150 in сοmе.


    Takе a look аt my webpage :: www.monkeylickradio.com

    ResponderEliminar
  6. In that respect's no acquiring about the fact that painful sensation is what helps the retrieval action if the pain sensation is what helps the wit bringing some natural pain in the neck alleviation has several advantages. In that location's
    no acquiring some the faсt that it's had since its press release- as advantageously as the fact that it's one
    of the virtually low-cost productѕ of
    it's tolerant.

    My blog post: aurawave tens unit

    ResponderEliminar
  7. Using aurawаvе to ѕerve fighting taκe down endorѕe
    hurting aѕ intimately aѕ thе fact thаt paіn sеnsаtiоn is what helpѕ the leаrning ability bringing moгe oг
    less substitutе.

    Ѕtoρ bу my web page; aurawavereview.com/

    ResponderEliminar