sexta-feira, 1 de abril de 2011

O copo meio cheio...

Numero omnia soli language…
(Os números constituem a única linguagem universal.)


Há, na vida do dia-a-dia, poucos números que nos fazem sorrir…

Na verdade, quase nunca estamos contentes com eles!!! Umas vezes nem queremos olhar para os mesmos! Outras há em que deles não desviamos o olhar e é pelos mesmos que discutimos, ralhamos, empolgamos emoções, exacerbamos estados de alma, exaltamos ânimos, entristecemos, paralisamos…

Por uma razão ou por outra, nunca nos satisfazem…
 Ou é porque a balança indica um peso muito alto ou muito baixo, ou é porque a altura é muito baixa ou muito alta, ou é porque o pé é muito grande ou muito pequeno, ou é porque o nariz é muito curto ou muito comprido, ou é porque a saia devia ser um tamanho abaixo ou acima, ou é porque o saldo da conta bancária está muito baixo, ou é porque a taxa de juro está muito alta, ou é porque o filho teve uma nota baixa ou é porque o carro devia ter mais cilindrada ou é porque devíamos correr mais em menos tempo ou é porque devíamos dormir mais horas ou é porque devíamos ter a tensão mais baixa ou é porque o colesterol está alto ou é porque a cintura é X e queríamos que fosse X-1 ou é porque a anca é Y e podia ser Y-2 ou  é porque aquele tem 2238 amigos no facebook e aquele tem 45!!! Alguns números podem traduzir realidades tão preocupantes e outras tão fúteis!!!! Se 45 for o número de mortes na estrada em relação a 2238 condutores alcoolizados numa operação Páscoa 2011 será, sem dúvida, de modo algum fútil e imensamente preocupante!!!!

Enfim!!!!
Números…Números e mais números…
Vivemos neles e, muitas vezes, para eles!!!

Deveria ser assim? Não sei… Sei que, como entidades simbólicas, serão sempre uma boa ajuda ao pensamento!!!
Se estivermos dispostos a pensar, claro!!! E, isso sim, é um pouco mais raro…

Raríssimo então é estarmos dispostos a pensar de outra forma… Pensar, por exemplo, em números que nos fazem sorrir!!!!
Temos tanta, mas tanta necessidade de sorrir por dentro e por fora!!!!
Ainda há dias reflectia sobre o facto de, ao longo do nosso desenvolvimento, ao longo do nosso ciclo de vida, irmos perdendo essa capacidade de sorrir e rir espontaneamente…

Uma criança de 3 anos, por exemplo, ri-se 90 vezes por dia (em média). Não é magnífico???

 Um jovem adulto já baixou para 20!!! Não é triste???

 Porquê esta diferença abissal se rir faz tãooooooooooo bem…
 Será o peso das responsabilidades que nos vai, paulatinamente, amachucando o sorriso?
Será que é porque ao riso está associado pouco siso, como no ditado popular?
Será que os próprios músculos que fazem um sorriso florescer nos lábios vão perdendo a força e a elasticidade?
Ou será a alma que vai perdendo a vontade de se rir para o mundo porque todos os dias é assolada com números e mais números deprimentes que só contribuem para que a felicidade se esvazie ainda mais e o copo meio cheio fique cada vez mais vazio?

Julgo que, talvez para contrariar essa tendência e dar resposta à necessidade que todos temos de sentir que há esperança, à necessidade de acreditar, à necessidade de ser feliz, de voltar a encher o copo, de voltar a ver o copo meio cheio, a Coca-Cola lançou este ano um anúncio que me pareceu genial (ainda não foi lançado em Portugal) e que serviu de inspiração a este post…
Não me cabe a função de fazer, aqui, publicidade à Coca-Cola embora considere que os seus anúncios têm sido, quase sempre, obras primas publicitárias…Mas sou uma leiga nesse campo (e em tantos, tantos outros!!! Em quase todos, se for bem a ver!!! Mas como também não vejo bem, lá me vou aventurando!!!!:)

O anúncio a que me refiro fala de números…E fala de números que falam do Mundo…
E há números que nos falam de um Mundo do qual queremos fugir…
Mas outros há que nos falam de um Mundo que nos apetece abraçar…De um Mundo onde nos apetece viver!!! Continuar a viver!!!
Porque esse Mundo é este Mundo! O nosso! Este, o único que temos!!!!

 
Este Mundo onde, por cada pessoa corrupta, há 8 000 a doar sangue.

Este Mundo onde, por cada muro que existe, colocam-se 200 000  tapetes a dizer “Bem Vindo”.

Este Mundo, onde, por cada cientista que desenha uma nova arma, há 1 000 000 de mamãs a fazer bolos de chocolate.

Neste Mundo, onde se imprimem mais notas de monopólio que dólares.

Neste Mundo, onde a palavra AMOR tem mais resultados de pesquisa no Google do que MEDO.

Neste Mundo onde, por cada pessoa que diz que o mundo vai ficar pior, há 100 casais a planear ter um filho.

Estes sim, são números revigorantes que nos dão razões para acreditar num Mundo melhor!!!

A Coca-Cola nasceu, aliás, exactamente desta necessidade de revigorar o corpo e a mente!!!!

 Uma das muitas razões pelas quais eu gostei da cidade de Atlanta foi pelo facto de ter estado no museu da Coca-Coca e na chamada “casa mãe” da marca, o que me fez conhecer e respeitar muito mais esta companhia que, para mim, confesso, até então não passava de uma americanice mundialmente difundida a que eu recorria como “tábua de salvação” nas saídas com os amigos, já que nunca fui de afogamentos etílicos!!!!

Efectivamente, uma Coca-Cola assertiva não fazia de mim uma colega menos animada do que aquelas que tomavam as rodadas de “sumo de cevada”…simplesmente me fazia a única em condições finais de conduzir!!!!

Atlanta é uma cidade que apaixona (tem, entre outras atracções, um dos maiores e mais bonitos aquários do mundo!!!) e a visita ao “mundo da Coca-Cola” é uma visita que eu até recomendaria ao Bin Laden para desmistificar os estúpidos preconceitos acerca do mundo americano!!! Lá podemos não só experimentar cerca das 3500 variações que a marca tem (!!!!)  - mas principalmente  podemos estar em contacto com toda a história da marca e, pasme-se, em contacto com O SEGREDO DA COCA-COLA (que eu não conto porque…É SEGREDO!!!! E porque me pagaram milhões de dólares para não revelar, etc, etc!!!! Claro que depois eu fui para Las Vegas e…J).

Pois bem, de facto, em 1886, após a Guerra Civil Americana, em Atlanta, altura em que se denotava na própria sociedade americana uma igual tendência para o desânimo e desgaste emocional, o  farmacêutico John Pemberton, motivado pela necessidade de desenvolver um tónico cerebral e revigorante muscular, acabou por desenvolver um xarope derivado da noz de Cola, não alcoólico (naquela época o álcool era proibido), que viria a dar origem ao French Wine Pemberton e, logo em seguida, à Coca-Cola!!!

Não deixa de ser curioso como este anúncio, cerca de 125 anos depois, continua a dar voz a uma necessidade de revigorar corpo e mente e combater o estado de desânimo generalizado a que constantemente assistimos.

Talvez haja, efectivamente, muito mais razões para sermos optimistas quanto ao futuro do nosso Mundo!!!! E, porque não, do nosso país? E, porque não, de nós próprios?

E já que comecei a falar de números mundiais, termino a falar de números…nacionais!!!!

Falemos então de mais números que nos podem fazem sorrir:

Temos hoje, em Portugal Continental e Ilhas, a quarta taxa de mortalidade infantil mais baixa a nível mundial (3 por mil!) – há 30 anos atrás tínhamos umas das mais altas (80 por mil)!!!!!!!

Temos o segundo mais importante registo europeu de dadores de medula óssea!!! – este facto é importantíssimo para o combate às doenças leucémicas.

Somos líderes mundiais no transplante do fígado e de rins!!!!

Temos pelo menos oito grandes empresas de renome lá fora (a Renova – somos líderes na revolução do conceito de papel higiénico!!!! Isto é muuuuuuuuiiiiiiiitooooo mais importante do que se pode pensar a priori!!!! ; a Efacec, a PT, a Jerónimo Martins, a Glint – informatização das farmácias, a Bial- que desenvolveu o primeiro antiepiléptico de raiz portuguesa;  a Alert – software para eliminação do papel enquanto suporte do registo clínico dos hospitais; a Sonae, a Geox!!!!

Temos um NOBEL DA LITERATURA (José Saramago), um NOBEL DA MEDICINA (Egas Moniz), dois Prémios NOBEL DA ARQUTECTURA (é como se fosse) – Siza Vieira e Souto Moura!!!

Temos um Fernando Pessoa, um Camões, um  António Vieira, um Eça, um Torga, um Camilo, um O´Neil, um Antunes, um Vergílio Ferreira, uma Florbela…

Temos uma Graça Morais, Paula Rego, Soares dos Reis, um Júlio Pomar, um João Cutileiro…

Temos um Carlos Lopes, uma Rosa Mota, um Eusébio, um Mourinho, um Cristiano Ronaldo, um Nuno Delgado, um Nélson Évora, uma Vanessa Fernandes…

Temos uma Maria João Pires, uma Joana Carneiro, um Vitorino  de Almeida (que toca Chopin como ninguém a ponto da sua performance estar editada, na Áustria e outros países, há mais de vinte anos, vendendo imenso e sendo reconhecida, e só agora ser editada em Portugal!!!).

Temos um António Damásio, uma Maria de Sousa, um Coimbra de Matos, um Alexandre Quintanilha, um Carvalho Rodrigues…

Temos um Aristides de Sousa Mendes!!!!

E, muito, muito, importante, temo-lo a si, que teve o mérito e a paciência de ler até aqui!!!!

É por estes e outros números, por estas e por outras razões que este país certamente tenderá a melhorar e a ir para a frente!!! (para Oeste não pode senão afunda!!!! Ainda mais????, pensarão certamente!!!! Então esse optimismo, digníssimo leitor!!!! Olhe que a autora faz beicinho!!!)

Olhe que vale a pena acreditar nisso até porque nos facilita a caminhada!!!

Se é verdade que não podemos controlar o que está fora, a marcha de muitos dos acontecimentos, ao menos que controlemos o que está por dentro: aquilo em que acreditamos e a nossa forma de olharmos para uma mesma realidade!

Enquanto a sociedade não nos deixa respirar de maneira mais aberta, talvez a solução seja esta: olhar para as coisas de outra forma!!!

E, já agora, uma sugestão: aproveite estes entardeceres embalados de sol e primavera, sente-se na esplanada, se a geografia lhe permitir, aproveite para mergulhar o olhar no longo Atlântico ou Mediterrâneo que tem à sua frente, peça uma coca-cola (ou afim…e sim, pode ser um “sumo de cevada”!!!) e divida-a com alguém!!!!

E encha ambos os copos até os dois (os copos!) ficarem meio…cheios!!!!

Vai ver que o desânimo, se existe, passa muito mais  depressa!!!!

Ahhh, só falta mais uma coisa!!!!

Sorria!!! Vá lá!!!!
Isso!!!!
EXCELENTE!!!! J










4 comentários:

  1. Post Maravilhoso. Mesmo bom para a alma.

    Beijinhos e Abraços para todos.
    Miguel Jacob

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, como não podia deixar de ser !!!
    Adorei!

    Beijokas,
    L.Reforço

    ResponderEliminar
  3. É de mais pessoas assim ,optimistas, que este país precisa!
    Vamos lá todos encher o copo até ao meio!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Miguel, nem sei o que dizer!!! Decisivamente, não sou merecedora de tanto mas é maravilhoso ler um comentário assim. Muito obrigada!!! Luís, agradeço profundamente a tua leitura sempre atenta e reflexiva! Uma vez mais, muito obrigada!
    Querida Beijaflor, eu sei o quanto tu enches de cor, sorrisos, simpatia e talento floral a alma de todos quantos te visitam!!! Sabes que o nosso abraço é sempre infinito e muito, muito sorridente!!!!

    ResponderEliminar